
Um ataque a tiros na madrugada desta terça-feira, 11, resultou na morte do indígena pataxó Vitor Braz e deixou outro ferido no Território de Barra Velha, próximo à Aldeia Pé do Monte.
Homens fortemente armados invadiram a área, que está em processo de autodemarcação, e abriram fogo contra os indígenas. A vítima baleada foi socorrida e segue hospitalizada.
Lideranças indígenas acreditam que
a violência esteja relacionada à disputa territorial na região, uma vez que ocorreu no mesmo dia em que o Ministério Público Federal realizava uma audiência pública em Brasília para discutir a regularização de terras indígenas na Bahia.
A violência contra os pataxó tem sido recorrente, com registros de ameaças e confrontos envolvendo grupos que contestam a ocupação do território.
Logo após a morte de Vitor Braz, um novo ataque foi registrado, com homens incendiando uma aldeia no município do Prado.
O Conselho de Caciques Pataxó de Barra Velha divulgou uma nota condenando a violência e cobrando providências das autoridades.
Deixe uma resposta