As lagostas se preparam para sair das panelas, pular dos fornos, correr das grelhas e invadir as mesas dos restaurantes de Santa Cruz Cabrália em receitas inspiradíssimas.
De 11 a 20 de outubro, o 7º Festival da Lagosta da Costa do Descobrimento apresentará o que há de melhor e inovador na gastronomia do crustáceo. A lagosta se apresenta desde flambada com conhaque, esfumaçada com cachaça, glaceada, em espuma de caju, com bacon, pimenta rosa ou com o inédito purê de piaçava.
E se é para sofisticar, pode usar a técnica de cozimento “sous vide” ou o delicado aligot de aipim. Até o café do sul da Bahia entrou na massa caseira.
O crustáceo vem em seu formato original, ou como bobó, catado e acarajé… Ainda se apresentam envolvidos em espuma, emulsão de mel e bottarga caipira, acompanhadas de risotos de pupunha ou limão siciliano, também com crocante de parma e de coentro, com farofinha de tapioca e coco tostado. As frutas ricas da região sempre presentes, como a manga, o maracujá, o caju, o limão e o abacaxi que surge caramelizado.
O tucupi vem representando a cultura indígena, e o bom desta mistura é a alma dos chefs e cozinheiros que buscam servir o melhor em suas mesas… Delicias dos deuses da gastronomia!
Atrajetória Foi na Vila de Santo André em 2016, na época com pouco mais de 600 habitantes, num período de baixa estação, aproveitando a ação de um resort em promover um fim de semana com Lagosta, que a jornalista Léa Penteado resolveu aumentar seu campo de atuação e criou o festival. 10 estabelecimentos responderam positivamente à proposta e o resultado de vendas e na mídia foi tão positivo que no ano seguinte se expandiu para toda a cidade. Em 6 edições reuniu 95 restaurantes de diversos bairros de Santa Cruz Cabrália onde foram consumidos perto de 1600 quilos de lagosta.
O Festival da Lagosta tem o objetivo de provocar o paladar dos chefs, gerar negócios para diversos setores produtivos da região como restaurantes e seus fornecedores; hotéis, pousadas, agências de viagens e receptivos; comércio e artesanato. Com a continuidade do projeto, foi fortalecida a promoção do destino com o aumento de visitantes à região que comprovadamente buscam conhecer os diferentes restaurantes e pratos inscritos no evento