Nos últimos meses temos recebido boas notícias quanto à ampliação de aeroportos Internacionais no país. Agora chegou a vez da Bahia, que deverá ganhar um novo Aeroporto Internacional.
A Seinfra – Secretaria de infraestrutura do Governo do Estado da Bahia – anunciou há poucos dias a abertura da licitação para a construção de um aeroporto internacional. O local escolhido é a chamada Costa do Descobrimento, mais precisamente o município de Santa Cruz Cabrália – uma região turística, além de histórica, que fica localizada no extremo sul do estado.
O processo de licitação foi iniciado há poucos dias, mais precisamente no dia 28 de março, sendo que a abertura dos envelopes com as propostas dos interessados ocorrerá em 16 de maio na sede da Seinfra. Já o leilão, relativo à concessão do imóvel e à construção do aeródromo, acontecerão em outubro deste ano. O ganhador deverá apresentar um anteprojeto de engenharia para a construção do aeroporto.
O empreendimento será feito através de uma PPP, Parceria Público Privada, sendo que o governo do estado da Bahia investirá R$ 1,5 bilhão para que o projeto saia do papel e se torne realidade. Esta parceria terá um prazo de até 30 anos. A expectativa é de que, após o início da concessão, as obras de construção durem cinco anos. O ganhador do processo de licitação será o responsável pela gestão do Aeroporto de Porto Seguro.
O Aeroporto contará com uma pista de pouso com 3.000 metros de comprimento por 45 de largura. Além disso, terá um terminal de passageiros com 300 m².
A Seinfra justificou que escolheu esta região devido à sobrecarga que o Aeroporto de Porto Seguro e que não há mais como ampliá-lo. Só no ano de 2023, o Aeroporto de Porto Seguro recebeu 2 milhões de passageiros. Sérgio Brito o secretário de Infraestrutura do estado baiano explica:
“Sobre o Novo Aeroporto Internacional da Costa do Descobrimento, em Santa Cruz Cabrália, o investimento será de R$ 1,5 bilhão. Atualmente, o Aeroporto de Porto Seguro é o equipamento aeroviário regional com maior movimentação total de passageiros, porém não pode mais ser ampliado. A construção de um novo aeroporto na região contribuirá para o desenvolvimento do turismo e no transporte nacional e internacional de cargas, como peixes e lagostas”, afirmou o órgão.