Santa Cruz Cabrália terá a primeira Escola Modelo Indígena do Brasil, que será construída em Coroa Vermelha. A sonhada ordem de serviço para construção foi assinada nesta sexta-feira, 05/04, com a presença do deputado federal, Cláudio Cajado, do prefeito, Agnelo Santos, da secretária-executiva do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Geziane Fifelis, lideranças indígenas, apoiadores e representantes da comunidade.
Com um investimento total de R$ 11.155.789,45, a Escola Indígena Modelo de Coroa Vermelha promete ser um espaço de excelência educacional e cultural, referência para todo o Brasil. O projeto abrange 13 blocos e conta com 17 salas de aula, auditório, refeitório, pátio coberto, sala dos professores, sala de informática, secretaria e sanitários, proporcionando uma infraestrutura completa e moderna para atender às necessidades dos alunos e professores.
A iniciativa representa um marco importante na valorização da educação indígena no Brasil. “Estar aqui hoje é motivo de muito orgulho para mim, que defendo o povo indígena, o povo pataxó. Esse é um sonho que está se transformando em realidade, resultado de uma emenda que propus em 2019 e agora está se concretizando”, afirmou o deputado Cajado.
Para o Prefeito Agnelo Santos, a obra é um marco na sua gestão. “Teremos investimentos de quase R$ 12 milhões, em uma escola indígena homologada pelo FNDE, que vai dar muita qualidade à educação e valorização ao nosso povo pataxó. Um momento histórico e muito feliz para mim e para nossa cidade”, completou o Prefeito Agnelo.