
Entre os dias 10 e 19 de outubro, acontece o 8º Festival da Lagosta da Costa do Descobrimento, reunindo 13 restaurantes com receitas criativas e inovadoras que celebram o crustáceo mais nobre da região.
A diversidade gastronômica é destaque: dos estreantes Barraca da Santinha (na praia da Vila de Santo André), Santo Cookie (no centro da vila) e Berimbau (há mais de 30 anos recebendo escunas), ao premiado Maroca Praia no povoado de Santo Antonio — vencedor do prêmio Melhor Lagosta em 2019, 2023 e 2024 — há delícias para todos os gostos e bolsos.
Às margens do rio João de Tiba, participam os restaurantes Gaivota, Pier João de Tiba, Luz de Minas e Benza, todos com chefs que estiveram em edições anteriores.
O tradicional Resort Vila Angatu, berço do festival, também está confirmado, assim como o Sabores do Santuário, com as bênçãos de Santo Antônio.
No Povoado do Guaiú, o Restaurante Maria Nilza marca presença. No cais de Cabrália, o Seu Beira Mar — campeão de vendas em 2024 — representa com força, e em Coroa Vermelha, o fiel Restaurante Macuco completa o time.
Mais do que um evento gastronômico, o festival é hoje um verdadeiro instrumento de valorização da cultura, do turismo e da economia criativa, posicionando Santa Cruz Cabrália como um dos destinos brasileiros com maior potencial para integrar gastronomia, cultura e turismo de experiência.
Lagosta na Praça
A abertura oficial será dia 10, sexta-feira, às 19hs, na Praça Pedro Álvares Cabral com apresentação da Orquestra do IASA (Instituto Amigos de Santo André), ONG que completa 20 anos de atuação. E para fechar o festival, sábado dia 18, a “Lagosta na Praça”, onde as quituteiras da região venderão bolinhos, acarajés, tapiocas e outras delícias em pequenas porções, democratizando o acesso à lagosta e possibilitando que todos possam degustar o nobre crustáceo. Presença também de artesanato local.
História e impacto
Desde sua estreia em 2016, o Festival da Lagosta reuniu 110 restaurantes, movimentando quase 2 toneladas de lagosta e gerando impacto direto na economia local. Nascido na baixa temporada, na Vila de Santo André, teve como inspiração o festival que acontecia apenas no resort Costa Brasilis (hoje Vila Angatu).
Numa ação da jornalista Léa Penteado, 10 estabelecimentos do povoado aceitaram o convite de criar um prato com o crustáceo e no ano seguinte o evento cresceu e hoje se espalha por todo o município, promovendo o desenvolvimento econômico e a projeção turística de Cabrália.
Premiações
Seguindo a tradição de valorizar não apenas o sabor, mas também a experiência completa, os restaurantes concorrem aos troféus de:
- Melhor Lagosta;
- Melhor Atendimento;
- Campeão de Vendas;
- Lagosta Digital (para o participante que mais se destacar na divulgação no Instagram).
A escolha dos vencedores acontece por dois critérios:
- Voto do Cliente: Cada prato traz um QR Code que direciona à página oficial (https://santoandre-bahia.com/festival-da-lagosta/), onde consumidores avaliam de 1 a 10.
- Jurado Secreto: Jornalistas, empresários, turistas e moradores convidados experimentam os pratos anonimamente e atribuem notas com os mesmos critérios.
A média entre as duas modalidades define os vencedores.
Acompanhe e participe
Site oficial:
https://santoandre-bahia.com/festival-da-lagosta/
Instagram: @lagostadescobrimento | @santoandredabahia
Realização:
O 8º Festival da Lagosta da Costa do Descobrimento tem patrocínio da Setur Bahia, Prefeitura de Santa Cruz Cabrália e Katz Engenharia.
É uma realização da Penteado Produções, em coprodução com a Nordeste Eventos.
Informações: (73) 99199 4839.
Deixe uma resposta