Evento será realizado de 9 a 18 de outubro, reunindo gastronomia, turismo, cultura e desenvolvimento econômico na Costa do Descobrimento
A orla norte de Santa Cruz Cabrália já tem encontro marcado com um de seus eventos mais tradicionais. O Festival da Lagosta da Costa do Descobrimento chega à 9ª edição, de 9 a 18 de outubro, reafirmando a gastronomia como um dos principais motores do turismo e do desenvolvimento econômico regional.

Desde sua estreia, em 2016, o Festival da Lagosta já reuniu mais de 50 restaurantes e empreendimentos gastronômicos, somando mais de 130 participações. Ao longo de sua história, o evento movimentou mais de duas toneladas do crustáceo e gerou impacto direto na economia local.
Criado na baixa temporada, na Vila de Santo André, o festival teve como inspiração uma iniciativa realizada exclusivamente no resort Costa Brasilis, atual Vila Angatu. Com o passar dos anos, consolidou-se como um dos principais eventos gastronômicos do sul da Bahia, valorizando a pesca artesanal, estimulando a criatividade dos chefs e promovendo a identidade cultural da Costa do Descobrimento.

Neste ano, a programação coincide com a tradicional Semana do Saco Cheio, período que reúne as datas de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, e do Dia do Professor, em 15 de outubro. Para muitos viajantes, é uma excelente oportunidade para conhecer destinos brasileiros antes da alta temporada de verão.
A combinação de praias preservadas, clima agradável e programação gastronômica exclusiva reforça a Costa do Descobrimento como um dos destinos mais atrativos da Bahia durante o mês de outubro.

Na última edição, o festival registrou crescimento de 38,8% na venda de pratos e aumento de 30% no faturamento dos estabelecimentos participantes, comprovando o impacto positivo da iniciativa na economia do município.

Os restaurantes participantes já se preparam para criar pratos exclusivos à base de lagosta. Além da competição gastronômica, o festival promove a integração entre turismo, cultura, sustentabilidade e empreendedorismo, fortalecendo a imagem de Santa Cruz Cabrália como um destino que reúne natureza, história e alta gastronomia.
Sobre a lagosta
Houve um tempo em que a lagosta frequentava mesas bem menos glamourosas do que hoje.

Na França e em outros lugares do mundo, já foi considerada um alimento simples, associado às classes mais modestas — muito antes de descobrir que tinha vocação para estrela. Mas o mundo gira, os molhos se apuram e a reputação sobe à mesa: aquilo que era comum passou a chegar escoltado por manteiga, vinho branco, louças bonitas e olhares de admiração.

A lagosta talvez seja uma das maiores especialistas em reinvenção social da gastronomia. Saiu do anonimato para se tornar protagonista de menus sofisticados, musa de grandes chefs e convidada de honra dos melhores encontros à mesa.
Inscrições
As inscrições para os restaurantes interessados permanecem abertas até 5 de setembro. Os estabelecimentos participantes disputarão categorias que reconhecem a qualidade gastronômica, o atendimento, o desempenho em vendas e o engajamento digital.

O Festival da Lagosta da Costa do Descobrimento é uma realização da Penteado Produções, com apoio da BahiaKatz, da Abrasel Costa do Descobrimento, da Revista Bacana e da Secretaria de Turismo de Santa Cruz Cabrália.
Serviço
Festival da Lagosta da Costa do Descobrimento – 9ª edição
Data: de 9 a 18 de outubro
Local: Santa Cruz Cabrália e orla norte, Bahia
Inscrições para restaurantes: até 5 de setembro
Site: santoandre-bahia.com/festival-da-lagosta
Instagram: @lagostadescobrimento e @santoandredabahia
Informações: (73) 99199-4839


















Deixe uma resposta