Apesar dos pesares e das marés em contra dos que preferem ver a comunidade dividida, a Associação de Moradores e Amigos de Santo André- AMASA- realizou ontem, 5 de janeiro de 2023, a Assembléia Geral onde foi eleita, por unanimidade e aclamação, a nova Diretoria.
A Assembléia se realizou na Escola Municipal, com a presença de grande quantidade de amigos e moradores que votaram por unanimidade pela Chapa Reconstrução Santo André, que resultou ser chapa única na convocatoria realizada um mes atrás.
Os membros da nova Diretoria destacaram a parceria da Associação Bentevi, ligada a nossa saudosa Dona Ana Mariani e familia, que está dando reforço institucional a AMASA, através de curso de associativismo e asesoria jurídica. A parceria tem como condicionantes o respeito aos ritos do Estatuto, transparencia e prestação de contas, devido a que em Santo André faz falta esse sinal de respeito a parceiros e moradores.
Após a explanaçao da Diretoria foi solicitado que os presentes se manifestasen sobre o que esperam da AMASA. Falta de políticas públicas, problemas no sistema comunitario de abastecimento de água, inundação, falta de acessos inclusivos à praia, falta de transporte público, segurança, ruas esburacadas, lixo, poluiçao sonora, jet ski causando riscos a navegação e banhistas, foram algumas das prioridades sinalizadas pelos moradorxs e amigos.
Também foi requerido um canal de comunicação da Associação, pelo qual foi criado o grupo de whatsup AMASA ANUNCIOS E DEBATES e vamos receber asesoria para diversificar a comunicação das moradoras e jornalistas Patricia e Jasmin.
Uma excelente notícia foi a doação por parte da cardiologista argentina Lucia de Vincenti, de um aparelho para treinar Ressucitação Cardio Respiratória. Por solicitação da AMASA, a doutora Lucia dará um novo treinamento em RCP durante a última semana de janeiro. Contamos com a colaboração de Janio, do Maicon e do PC para a participação dos trabalhadores da praia, dado o índice de afogamentos, pois este treino pode salvar vidas.
A Diretoria destacou que “por fazer parte de uma Unidade de Conservação- APA Santo Antônio- continuaremos defendendo a sociobiodiversidade. O fato de estar numa APA tem pontos positivos, como a chegada de políticas públicas específicas para agroecologia, diversificar a pesca artesanal e turismo com base comunitária. Existem também desafios como a gentrificação e o racismo ambiental, a pressão da especulação imobiliária e a expulsão dos moradores do nosso território tradicional.”
Diretoria AMASA:
Presidente: Jânio Marcos Alcântara
Vicepresidente: Paulo C. Leandro da Silva
Tesoureiro: Mario Lucas Lopes
Segundo tesoureiro: Margarida Sousa
Secretaria: Geane Oliveira Pinheiro
Conselho Fiscal: Edvaldo Ramos
Marilia Viegas Araújo
Antônio C. S. Ormundo