O chef Danilo Amaral, do Restaurante Maroca Praia, é o representante da Costa do Descobrimento na final do 1º concurso da Melhor Moqueca Baiana. Ele se junta a mais 10 finalistas das zonas turísticas do estado. A premiação acontece no sábado, 09/12, a partir das 10h, na Marina da Penha, em Salvador.
A escolha da receita mais saborosa será feita por um júri técnico, composto por chefs de cozinha e representantes de instituições gastronômicas. A etapa seletiva do concurso teve a participação de 211 restaurantes das 13 zonas turísticas da Bahia. Desses, 75 ficaram aptos a seguir na disputa e foram submetidos à votação popular pela internet, com o registro de 11.297 votos.
O renomado Maroca Praia fica em Santo Antônio, Santa Cruz Cabrália. À beira mar, oferece conforto, sossego, mesas ao ar livre, paisagem deslumbrante e gastronomia de qualidade. Servem comida brasileira, contemporânea, frutos do mar e opções vegetarianas. Se define como “cozinha afetiva”. Funciona de quinta a terça, das 10h às 17h.
O evento de premiação terá show da banda Filhos de Jorge. O público poderá participar, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado à campanha Bahia Sem Fome, desenvolvida pelo Governo do Estado.
A competição surgiu da parceria entre a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seção Bahia (Abrasel), para fomentar o segmento gastronômico e promover a iguaria baiana. A moqueca ficou entre as 20 melhores receitas de frutos do mar do mundo, neste ano, de acordo com levantamento do guia on-line internacional TasteAtlas.
Finalistas
Costa do Descobrimento – Maroca Praia (Santo Antônio – Santa Cruz Cabrália) – “Moqueca de Peixe do Maroca”
Costa do Dendê – Cabana do Manoel (Valença) – “Moqueca de Polvo com Camarão Pistola”
Costa das Baleias – Restaurante Dois Dois (Nova Viçosa) – “Moqueca de Peixe ao Molho de Camarão” (robalo ou badejo)
Costa dos Coqueiros – Sombra da Mangueira (Mata de São João) – “Moqueca Sombra da Mangueira”
Costa do Cacau – Restaurante Mirantes Marina (Itacaré) – “Maxixada Terra e Mar”
Baía de Todos-os-Santos – Point Campo Grande (Salvador) – “Moqueca do Point”
Caminhos do Sertão – Restaurante Casa de Moa (Feira de Santana) – “Moqueca do Moa”
Chapada Diamantina – Sabor da Serra (Lençóis) – “Moqueca de Caju”
Vale do São Francisco – Restaurante e Espetaria Point dos Amigos (Santo Sé) – “Moqueca de Peixes”
Caminhos do Oeste – Bar e Restaurante Beira Rio (Barreiras) – “Moqueca Rio de Ondas”
Caminhos do Jiquiriçá – Mutum Beer (Mutuípe) – “Moqueca de Ovo Bovino com Camarão”
Repercussão
“Não poderíamos perder a oportunidade de aproveitar o prestígio mundial da culinária baiana, para organizar um concurso sério, com a condução da Abrasel, e a parceria do Governo do Estado na promoção. Vamos fazer uma grande festa, valorizando a cultura da gastronomia, um dos segmentos mais atrativos da Bahia, que entra em um novo ciclo de projeção ”, disse o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
“Esse concurso é um marco na gastronomia da Bahia, por ter conseguido a participação de todas as zonas turísticas do estado. Não tenho dúvidas de que ele vai se consolidar no calendário anual de eventos do segmento, contribuindo para a revelação de chefs talentosos e fortalecimento do nosso turismo”, destacou o presidente-executivo da Abrasel-BA, Luiz Henrique do Amaral.
“Temos que valorizar e vibrar juntamente com os chefs da nossa cidade e região, que têm se destacado pela alta gastronomia. Danilo Amaral, inclusive, foi um dos três melhores chefs no Mesa Salvador, evento promovido pela Revista Prazeres da Mesa, e que teve grande repercussão para a qualidade gastronômica de Santa Cruz Cabrália”, afirmou o secretário de Turismo de Santa Cruz Cabrália, Paulo César Magalhães.