Há exatos 524 anos, era celebrada a primeira missa em nosso país. Esse fato revela que o Brasil, desde sua origem, se firmou como um país de tradição católica. De fato, a primeira celebração eucarística da nossa Nação tem uma importância histórica que deve ser lembrada, sempre. A primeira missa em solo brasileiro foi realizada no município de Santa Cruz Cabrália, litoral sul da Bahia, em 26 de abril de 1500. O Brasil que nasce com a Cruz de Cristo, se tornou celeiro de batizados católicos.
Para celebrar esse momento histórico e relembrar a importância da evangelização no país, o evento foi realizado na Praça do Cruzeiro, no distrito de Coroa Vermelha. Líderes políticos, como o prefeito Agnelo Santos que estava acompanhado do pré-candidato Iszael Fernandes, e representantes da Diocese do Descobrimento, como Dom José Edson Santana Oliveira – Bispo Diocesano e Pe. Dilson Batista Santiago – Vigário Geral, estiveram presentes juntos com outras autoridades e a população em geral.
O evento foi finalizado com apresentação do cantor Walmir Alencar, em uma realização da Paróquia Sagrada Família em Coroa Vermelha, Diocese de Eunápolis, em colaboração com a Prefeitura de Santa Cruz Cabrália.