Logo na manhã deste sábado, 22 de abril, o prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos, convocou uma reunião emergencial com o comitê gestor de crise do município. O encontro reuniu autoridades na escola Frei Henrique e teve como objetivo fazer uma avaliação preliminar das consequências das fortes chuvas que estão assolando a cidade desde a madrugada do dia 21, bem como definir os próximos passos.
Estiveram presentes os representantes dos Bombeiros Militar, Coronel Júlio, Major Ribeiro, Capitão Enrico e Tenente Valdemar, o vereador Marcelo Leal e os secretários municipais de Obras, Vavá Viana; Educação, Iszael Gomes; Turismo e Cultura, Paulo César Magalhães; Agricultura e Meio Ambiente, Fernando Ricaldi; Administração, Lauren Lélis; Assistência Social, Magali Bonfim; Saúde, Renata Pinheiro; Finanças, Luís Otávio Borges; procurador-geral, Hélio Lima; coordenadora do CRAM, Claudiene Florência Kãdara; e Defesa Civil, coordenadora Ivana e engenheira Luciana.
Segundo o prefeito, o momento é de preservar vidas e estão sendo priorizadas as ações em locais que possam representar riscos. “Fomos surpreendidos com essas chuvas, tivemos muitos prejuízos materiais, mas graças a Deus não tivemos vítimas e vamos seguir cuidando das pessoas, prestando atendimento às famílias em áreas de risco”, afirmou.
O prefeito ainda enfatizou que o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, estão empenhados no apoio às ações emergenciais do município, enviando reforço da Defesa Civil, Bombeiros e também itens como colchões, materiais e alimentos.
A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e as equipes da Prefeitura de todas as secretarias estão empenhadas e em campo por todo o município, destinando a execução de serviços emergenciais de infraestrutura, intensificando a limpeza e prestando auxílio às famílias mais necessitadas.