Pataxós fazem manifestação e fecham BR-367 em Coroa Vermelha - Cabralia Noticia
Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Pataxós fazem manifestação e fecham BR-367 em Coroa Vermelha

Na última segunda-feira (27), o Conselho de Caciques e Lideranças de Cabrália convocaram as comunidades indígenas para uma manifestação na BR-367 a partir das 8:00.

Segundo a convocação, o fechamento da BR-367 acontecerá em frente à Escola Indígena Pataxó de Coroa Vermelha.

Além da paralisação, também farão uma caminhada até o Fórum da Comarca de Cabrália.

De acordo com um dos líderes, o motivo da manifestação é uma reintegração de posse que acontecerá no dia 04 de junho, que os faz temer que em breve mais terras serão tomadas.

“Nosso pedido é que a Justiça Federal possa julgar as questões de território, e não o Estado atropelar e fazer com que entregue nossos territórios latifundiários”, mencionou a liderança.

CONVOCAÇÃO ESPECIAL – O Conselho de Caciques e Lideranças de Santa Cruz Cabrália, vêm pelo presente, CONVOCAR todas comunidades indígenas, guerreiros e guerreiras, para um ATO PÚBLICO, em DEFESA DO TERRITÓRIO E CONTRA A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS INDÍGENAS. O Ato Público, será o fechamento da BR Rodovia 367, em frente a Escola Indígena Pataxó de Coroa Vermelha. E uma Caminhada até o Fórum da Comarca de Santa Cruz Cabrália. Será nesta terça-feira, 28 de maio de 2024, às 8:00 horas da manhã. A presença de todos será muito importante. Att. Cacique Siratã Pataxó, Presidente do Conselho de Caciques.