
Uma das ONGs de maior representatividade em Santa Cruz Cabrália, o IASA – Instituto Amigos de Santo André – chega aos 18 anos surpreendendo e emocionando. Criado por iniciativa do empresário Uberto Molo, proprietário do então Resort Costa Brasilis (hoje Vila Angatu), como um presente de seus filhos para a comunidade, o instituto ganhou força em 2008 com o projeto Ambiente Musical, que acabou se tornando sua principal voz. Literalmente.

A música passou a transformar a vida de muitas crianças, que se tornaram jovens, depois professores — e hoje fazem a diferença em toda a cidade. As apresentações de fim de ano não servem apenas para mostrar à família e à sociedade o desenvolvimento dos alunos, mas também contribuem para a formação de plateia, dando oportunidade ao público de apreciar diversos estilos musicais, dos clássicos aos populares e folclóricos.

No concerto de 2024, o maestro Mafá Nogueira, num repertorio de “baianidades”, apresentou uma grande novidade: a “Suíte dos Pescadores”, de Dorival Caymmi — um espetáculo de pouco mais de 20 minutos, reunindo seis músicas do compositor baiano, interligadas por narrativas e participações especiais de duas vozes e contou com a colaboração dos alunos do Ecoar, ONG de Porto Seguro, parceira em várias ações, e o resultado foi impactante.
A obra retrata de forma direta e sensível o cotidiano dos pescadores, destacando tanto a rotina quanto os riscos do trabalho no mar. A repetição do desejo de retorno seguro mostra a incerteza constante enfrentada por esses trabalhadores. Lançada em 1957, como parte do um conjunto de canções intitulado “História de Pescadores”, do álbum Caymmi e o Mar, a música aparece na abertura e no final do filme The Sandpit Generals (que também é estrelado por Caymmi, entre outros). “Suíte do Pescador” foi apresentada por Nara Leão em 1965 e por Maria Bethânia em 1999. A banda brasileira Zarabatana executou uma versão jazz da música, e na década de 1970 foi tocada pelo grupo musical Akkord com letra russa de Yuri Tseytlin, ganhou popularidade na então União Soviética.
Como tudo o que é bom merece bis, as duas instituições se uniram novamente para realizar o “Concerto Baianidades” em um dos palcos mais importantes do sul da Bahia: o Centro de Cultura de Porto Seguro, com acústica, iluminação, camarins e estrutura impecáveis. Foi uma noite memorável, que abriu caminho para novas apresentações:
10 de outubro – Abertura da 8ª edição do Festival da Lagosta da Costa do Descobrimento, na Praça Pedro Álvares Cabral, em Cabrália, às 19h, à beira do cais. Os pescadores serão homenageados com as composições de Caymmi.
22 de novembro – Noite Cultural do 10° Encontro de Filarmônicas de Belmonte, em apresentação conjunta com a Lyra e a BAMTIB. Evento gratuito na Praça Godofredo Bandeira, a partir das 16h.
14 de dezembro – “Do Barroco ao Patxohã” concerto do final de ano no Palco Edoarda Casadei, do Centro de Convivência e Cultura em Santo André.
Março de 2026 – Participação (data a confirmar entre os dias 11 e 14) no Festival Música de Trancoso, no Teatro L’Occitane, com a apresentação da “Suíte dos Pescadores”, novamente em parceria com o Ecoar.

E ficamos na torcida para outros convites surjam para alegria dos músicos e aplausos feéricos da plateia.
Como uma ONG não caminha sozinha, importante os agradecimentos :
Centro de Cultura de Porto Seguro, uma instituição da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por ceder gratuitamente o espaço.
Ao Pier João de Tiba com o acolhimento na alimentação
A Prefeitura de Santa Cruz Cabrália pelo transporte
Ao SESC de Porto Seguro pelo empréstimo dos praticáveis
A Ecoar representada pela diretora Carla Nunes e ao Neojiba de Teixeira de Freitas, com a presença do coordenador e regente Thiago Barcelos e o professor Filipe Mota
Os apoiadores Criança Esperança e Bem Te Vi Diversidades
Aos professores do IASA Chryslaine Bonfim, João Antonio, Kamymy, Keila Marcelo, Mafá Nogueira, Vitoria Anchieta e Mariston Alves. E aos professores do Ecoar Élbio Froes e Sidney George.
Ao músico e cantor Isaac Moreira
E ao fotógrafo Dan Santtos por estes registros
Deixe uma resposta