Na primeira noite do lançamento do projeto São João da Bahia, nesta quinta-feira, 13, em São Paulo, o Tonhão de Santa Cruz Cabrália foi destaque. Durante o jantar de abertura oferecido para agentes de viagens e imprensa, no restaurante Coco Bambu, foram sorteadas cinco cortesias para uma pessoa com acompanhante curtir a festa em Cabrália.
Na plateia, operadores turísticos, agentes de viagens e jornalistas. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), contou ainda com a participação dos secretários de Cultura, Bruno Monteiro, e de Comunicação, André Curvello, além do titular da pasta de Turismo, Maurício Bacelar.
“Esse vai ser o maior São João da história da Bahia. Não é à toa que fizemos questão de vender para o Brasil e para o mundo, dando o pontapé inicial aqui em São Paulo. Vamos fazer o mesmo que fizemos no Carnaval, investir na infraestrutura, gerando emprego e renda, movimentando a nossa economia e resgatando nossos valores regionais”, afirmou Geraldo Júnior.
O prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos, que está participando da divulgação do Tonhão na capital paulista juntamente com a primeira-dama, Lauren Lélis, contou que o sorteio foi um grande sucesso e colocou Cabrália em evidência no circuito das festas juninas, já que abre o calendário do São João da Bahia nos dias 2 e 3 de junho, com grandes atrações musicais, como Mano Walter, Rai Saia Rodada, Pablo, Thigo Aquino, Mastruz com Leite, Cacau com Leite, Kaio Oliveira, 100 Parea em uma grande estrutura de palco, som e luz. “Dos 417 municípios baianos, apenas 12 estão presentes nesta ação de divulgação e nosso Tonhão está tendo grande destaque”, afirmou.
Bacelar destacou que a Bahia tem uma vocação natural para a atividade turística. “Isso é devido ao patrimônio natural do estado, arquitetura, religiosidade e gastronomia. Estamos prontos para receber pessoas de todo o país e do exterior”, declarou o titular da Setur.
De acordo com o secretário Bruno Monteiro, o São João é uma festa feita pelo povo baiano, de valorização da cultura e da tradição do Nordeste como um todo. “É importante nós estarmos nesses espaços divulgando a nossa cultura, para atrair outros públicos. Além de prestigiar a nossa cultura, os visitantes movimentam a economia do estado”, ressaltou.
Além do São João, o titular da Secom, André Curvelo, destacou outras celebrações tradicionais do mês de junho, na Bahia. “O objetivo do Governo do Estado é fortalecer cada vez mais essas festas culturais. Temos também os festejos de Santo Antônio e São Pedro, que são fortes em diversos municípios. A Bahia vira uma festa durante todo o mês de junho”, concluiu.