Como nada que é bom não se faz sozinho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, comandada por Fernando Ricaldi, contou com a participação efetiva da comunidade, para a realização da limpeza das praias, em Santa Cruz Cabrália.
Muita gente chegou cedo às praias. Além de aproveitarem o sol agradável e desfrutar da beleza encantadora do litoral, recolheram kilos e kilos de lixo jogados nas areias, mangues e restingas.
A secretaria contou com a parceria do Projeto Coral Vivo, Coletivo Jovem, Associação de Moradores Esperança do Guaiú (AMEG), Conselho do Meio Ambiente, Cultura e Educação (CMACE), Guaiú Verde (GV) Surfistas, Vereador Pedrinho e o Grupo de Ação para o Desenvolvimento da Atividade da Pesca Artesanal Sustentável (GADAP) e Os Desbravadores.
Após a coleta, o lixo passou por uma triagem, sendo separado os materiais reciclados e não reciclados.
“Agradeço a participação dos voluntários que disponibilizaram um tempo para a limpeza das praias. Essa é uma responsabilidade de todos, pois ambientalmente, nós temos que, não só coletar o lixo, mas triar parar sabermos a origem, quantidade jogada nas praias e mares. Contamos com a parceria do Instituto Coral Vivo, que tem esse controle. É necessário dados para desenvolvimento de um trabalho ambiental e conscientização, para evitar esse tipo de atitude, por parte dos frequentadores”, diz o Secretário Fernando Ricaldi.