Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Cabrália pode ter alambiques com uso das técnicas mineiras

Aconteceu no Auditório da Secretaria de Turismo, na segunda-feira (05), uma reunião com os produtores rurais da agricultura familiar de Santa Cruz Cabrália. Esse encontro foi uma iniciativa do Prefeito Agnelo Santos e organizado pela Secretaria de Agricultura e Pesca, juntamente com a Secretaria de Turismo.

O objetivo foi apresentar um projeto para a implantação de alambiques em Santa Cruz Cabrália. A reunião foi presidida por Paulo César – Secretário de Turismo, Fernando Ricaldi – Secretário de Agricultura, o vereador Horácio Novaes, Roberto Andrade – Deputado Estadual/MG e Humberto Candeias – Consultor técnico na área de cachaça e instrutor do Senar. Ele foi o palestrante do encontro que iniciou por volta das 14h30.

A ideia é implantar um Polo de produção da cachaça em Cabrália, para que, além de fomentar a economia familiar, torna-se mais um atrativo turístico da Costa do Descobrimento, que tem como maior número de visitantes, o público mineiro.

“Esse projeto é o início, para que, a agricultura familiar tenha mais acesso ao comércio e a hotelaria”, afirma o vereador.

Humberto Candeias – palestrante, explica que, quem vende a marca da cachaça que o cliente vai tomar, é o garçom e o gerente do restaurante: “É necessário essa aproximação e a apresentação das cartelas do produto”.

O projeto também mostra a diferença entre a cachaça feita no alambique, a cachaça no balde e a cachaça industrial. “É importante criar a tradição de consumir esse tipo da cachaça, feita com madeiras diferentes, segurança e com a legalização do Ministério da Agricultura”, explica Candeias.

“A nossa cidade, apesar de ser pequena, tem uma extensão rural muito grande. Temos terras boas, apropriadas para o cultivo da cana, frutíferas outras espécies. Espero que dê tudo certo e possamos aprender a fazer a cachaça boa, de qualidade”, conclui o Secretário, Fernando Ricaldi.